20.7.10
.feijão andu
Hoje eu provei pela primeira vez na vida (o que é um tanto quanto estranho, já que a família da minha mãe é praticamente toda nordestina) um outro tipo de feijão, chamado andu. Pois é, nunca nem tinha ouvido falar nele, mas provei hoje.
Aqui onde eu trabalho tem uma senhora, chamada Ercília que é uma cozinheira de mão cheia, sério. Não conheço uma pessoa que não ache a comida dela gostosa, típica de mãe e baiana, vulgo temperada (tem como eu não gostar? Oi?), e ela trouxe um pouco lá do pé da casa dela. Ela me contou que adora esse feijão porque remete à ela lembranças boas da vida, como os filhos dela que quando crianças faziam birra pra não comer o tal feijão, pois eles não gostavam muito do gosto, que sim, é totalmente diferente do feijão carioca de todo dia (pelo menos aqui em Sampa o feijão de cada dia, na sua maioria é o carioca, meio doido, mas real), na sua aparência me lembra um pouco lentilha, só que mais gordinho, parece ervilha também e tem um gostinho bem parecido com a ervilha inclusive.
Estou eu almoçando uma saladinha de alface com tomate e pepino e um grelhadinho de frango deliícia quando então, chega a Dona Ercília com o tal do feijão andu, feito tipo uma farofinha, pra eu experimentar, não recusei e mandei ver. Uma delícia. Feito farofinha então, deu um tchans no prato do dia. Ela me disse que dá pra fazer como feijão normal, mas que o caldo fica mais ralinho, então você tem que dar uma encorpada nele. Olha rapaz, sei que o negócio tava bom demais. Sério. Não sou nojenta pra provar as coisas não, foi o que eu disse no primeiro post, eu provo pra dizer que não gosto, senão qual a graça, né? Enfim, sei que provei e adorei, claro que eu não trocaria pelo feijão carioca de cada dia, até porque esse feijão andu, além de um pouco mais difícil de achar, ele é mais caro também.
Tá com água na boca e quer uma receitinha? Pedi pra dona Ercília e aí vai (simples, simples):
Etapa básica de preparação de feijão, esolhe e lava. Próximo passo, se ele for maduro, você cozinha normalmente sem pressão, no caso dele estar seco, passo básico de feijão na panela de pressão. No caso do nosso, ele era maduro, portando, 15 minutos cozinhando está ótimo, ou até ele ficar firme, sem estar mole. Se for o seco, 20 minutos na pressão. Depois escorra a água e reserve. Em uma panela coloque um pouco de óleo e refogue o alho e depois a cebola, junto com o pimentão (cortado em listrinhas e a cor vai da sua escolha, usamos o verde) o tomate (picadinho) e o coentro (bem picadinho também). Depois de tudo bem refogadinho despeje o feijão andu, mexa e apague o fogo. Agora aos poucos, você vai colocando a farinha de mandioca e finito. :) Vai deliciar esse feijão andu esperto, que não é de todo dia, mas que vale MUITO a pena quando uma vez ou outra. rs
Dicas da dona Ercília:
Não use salsinha, fica ruim e tira o gosto do andu.
Dê preferência ao coentro pois tem tudo a ver.
Se quiser, acrescente bacon ou torresmo. Como aqui são tempos de vacas magras, ficamos sem, mas isso não fez com que ficasse menos gostoso.
Provado e comprovado, mais uma feliz, gostosa e simples descoberta de hoje: feijão ANDU.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário