Minha mãe e minha irmã foram comprar coisinhas de estética no bairro Liberdade aqui em Sampa, e aí que eu não perderia essa oportunidade por nada, pedi então, encarecidamente, que elas trouxessem algo bem delicinha de lá, que foi shimeji e shitake! Sim. Eu não quis esmaltes, nem coisas para o cabelo, nem revistas de HQ. Quis comida japonesa! Como não ia rolar trazer salmão, atum e nem as algas (porque eu não sei fazer sashimis/sushis) resolvi fazer aquela delícia que tem em todo restaurante japonês (que se preze, claro!), shimeji e shitake refogadinho no shoyu. Hummm ... adoro!
Nunca tive preconceitos com cogumelos. Aliás, sou apaixonada por eles, que tem um aspecto meio estranho, mas não menos deliciosos! Gosto de vários jeitos e formas. No strogonoff, na salada, no molho de macarrão ... e assim que elas chegaram com os pacotinhos e eu fiquei toda feliz. Trouxeram inclusive broto de feijão ou moyashi (como você preferir) e eu fiquei mais feliz ainda. Minha mãe disse que ia fazer algo com ele, mas com a correria que anda aqui em casa (minha irmã está indo viajar) ela quase não teve tempo pra nada e como hoje é dia de arrumar as malas, e minha irmã AMA shimeji (ela sempre pede nos restaurantes japoneses que vamos e quando é rodízio repete umas três vezes, sem enjoar), porque não finalizar a noite com essa delicia, ne?
Bora pra cozinha ... e pra interwebz. Busquei receitinha no google e nos blogs que frequento sempre, achei uma bacanuda e simples no blog da Julia: .boa de garfo. e como quase sempre, não havia em casa todos os ingredientes, como saquê ou vinho branco (pra substituir, né .Diga Maria!.? rs) e fui adaptando ao meu gosto e ao que tinha disponível. Eu acrescentei mais que uma colher de manteiga, acho que coloquei umas duas e mais um tico, refoguei meia cebola, refoguei até ficar transparente, coloquei os cogumelos (ja lavadinhos e limpos), refoguei mais um tico, coloquei shoyu e o broto de feijão (que coloquei em água fervente durante um minuto pra dar uma amolecida também), tudo refogadinho e pronto!
Ficou uma delicia! E foi super aprovado aqui em casa, inclusive pelo meu pai que nem chegado em cogumelos e comida japonesa ele eh. :) Ouvi a seguinte frase dele: 'Tô feliz por você fazer jornalismo, mas vocô devia mesmo era fazer gastronomia!' Hahahahha. Adorei!
Bom é isso, tô feliz com mais essa tentativa.
Beijo people.
o que eu tenho a dizer sobre o blog?
ResponderExcluirprimeiro que eu nunca duvidei do seu dom para escrever.
e segundo... que... bom, tá aí:
http://www.youtube.com/watch?v=KJHqriXhK7Y
:)